data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Nádia se tornou professora voluntária da pequena Isabéli
Uma vez por semana, uma ligação de vídeo por meio do Whatsapp ajudava a amenizar a saudade e as dificuldades de estar longe da escola. É que em meio à pandemia, um grupo de voluntários de Santa Maria topou encarar um desafio e embarcou no projeto #MãozinhaAmiga, que oferece, de graça, suporte pela internet para sete turmas da Escola Municipal Irmão Quintino.
Rede estadual de ensino retomará as aulas no dia 8 de março
A iniciativa foi criada pelo Sesc/RS, por meio do Programa Sesc de Voluntariado, e conta com 20 integrantes que acompanham 15 alunos do primeiro, terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental. Uma das voluntárias é a Nádia Cristina Mozzaquatro Soares, 46 anos, que acompanhou por um semestre a aluna Isabéli Nunes Venturini, 7 anos.
- É uma vez por semana, tem um dia e horário que eu faço a ligação, e ela já está com as folhinhas que a professora deu durante a semana. Eu oriento e ajudo a corrigir - conta a voluntária.
Nádia começou a realizar trabalhos voluntários pouco antes da pandemia começar, depois que se aposentou da Polícia Rodoviária Federal. Com dois filhos adolescentes, ela resgatou da memória o que já havia ensinado a eles para auxiliar a pequena Isabéli, que está em processo de alfabetização. Além de ter ajudado a aluna a passar do primeiro para o segundo ano, as duas também se tornaram amigas.
- Foi um desafio muito gratificante. Eu só dei uma mãozinha no projeto Mãozinha Amiga e ganhei muito mais. É uma felicidade imensa no dia que vou ligar, é muito divertido. É saber que a gente está fazendo um pouquinho pelo outro e outro também um pouquinho pela gente - comenta.
VÍDEO: após cair na piscina, criança sofreu paralisia cerebral. Família pede ajuda
Para Isabéli, mesmo com muita saudade de estar na sala de aula, os encontros com a "profe" Nádia são sempre sinônimo de aprendizado e alegria:
- Eu estou aprendendo bastante, já estou aprendendo a ler e a escrever não tanto, às vezes eu erro. Está sendo bem legal - afirma a menina.
Por conta das férias escolares, o projeto está em pausa, mas volta assim que o ano letivo for retomado. Quem quiser seguir o exemplo de Nádia e contribuir com a iniciativa pode entrar em contato com o Sesc Santa Maria, pelo telefone (55) 3223-8137 ou no site www.sesc-rs.com.br/acaosocial/voluntariado. O único pré-requisito é querer ajudar outra pessoa.